sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

And the Gay Right(s) Oscars 2012 go to?




O Dezanove, que se assume como um portal que reflecte "o dia-a-dia da temática LGBT em Portugal e no mundo, de forma isenta e descontraída, destinado a tod@s que gostem de estar em cima do acontecimento". Acaba de divulgar aqueles que são os melhores que marcaram a actualidade LGBT em Portugal.

À semelhança dos Globos de Ouro em relação aos Óscares, esta distinção pelo mainstream noticioso é já uma antecipação do que nos promete o evento do ano para a temática, os Prémios Arco-Irís da autoria da Associação Ilga-Portugal.

Duas grandes premiações há a reter na enorme lista de pessoas e instituições premiadas, sobre os quais deixarei algumas considerações:


Gostaria de deixar aqui explícita a minha desilusão perante a atitude do Partido Ecologista os Verdes bem como perante o Bloco de Esquerda, andaram a perder tempo e tempo a preparar projectos lei - aliás no caso do Bloco de Esquerda insiste nessa questão desde que existe, levando em cada legislatura um projecto a votação. Ou os Verdes que salvo erro, é o terceiro projecto que levam a votação, mesmo com a oposição do seu partido de coligação, o PCP. Teria sido muito mais fácil não terem feito nada, certamente teriam recebido o prémio.


  • O outro premiado de luxo é nem mais nem menos do que Barack Obama, porque foi o primeiro presidente dos EUA a declarar publicamente ser a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Será que Obama também se preocupa com o bem estar dos cívis mortos na Líbia, no Iraque, no Afeganistão, ou será que a política externa dos EUA não é relevante para o site dedicado à temátiva LGBT, mais lido em Portugal. 

Ficam então aqui os parabéns a Barack Obama por ser a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que tal como no CDS/PP é mais um a brincar à liberdade e a sacar o voto do leitor mais distraido e um mapa dos direitos LGBT nos EUA:


Vermelho: Casamentos entre pessoas do mesmo sexo proibidos
Azul: Casamentos e/ou uniões civis reconhecidas
Cinza: leis não discutem o assunto

Quanto a Cristina Fernández de Kirchner, que promulgou a lei, afirmando que a igualdade e a liberdade são um direito fundamental, não recuando nem perante os protestos da igreja católica, nem pelos juízes de paz que se pretendiam tornar objectores de consciência, não tem o seu gesto reconhecido pelo Gay Right Dezanove, mas certamente terá um país onde o mapa da igualdade neste no que se refere aos direitos LGBT veste uma só cor.

Entretanto para o Dezanove o prémio do ano, não poderia faltar, como CiberPasquim de referência de uma parte da comunidade, quem embora passe fome nunca deixará o pendente da Dior que tem no lugar do coração (em extra largo):


Sem comentários:

Enviar um comentário