sexta-feira, 8 de março de 2013

Surfar outras ondas

Ainda estou a refazer-me da gigante onda que saiu no sábado à rua um pouco por todo o país. Esperava muita coisa, mas não esperava que a onda afinal se tivesse desfeito antes sequer de chegar à praia. Foi uma das muitas que acompanhou o cortejo do principio ao fim e o fim fez-me lembrar um ou outro engate adolescente do passado. Ainda estava eu pelos Restauradores e já a organização tinha atingido o clímax... Tal como na adolescência, senti-me seriamente insatisfeita e negligenciada... Tal como na adolescência, fui tratar do assunto pelas minhas “mãos” e fui para casa ouvir Zeca Afonso.
Dizem-me que são os protestos pacíficos e que os radicais violentos tinham ido para São Bento. Mas, como tanto agrada à intelectualidade bloquista e comunista, vamos lá então discutir conceitos. Segundo o que li de Gandhi, Luther King Jr, Percy Shelley e Henry David Thoreau; os conceitos estão baralhados. Ora então tanto quanto li e me contaram em São Bento estiveram umas 100 pessoas durante uma hora e pouco sem incidentes. Tendo em conta o princípio da desobediência civil (não apoiar as leis injustas que levam à indignação, revolta, etc), estas 100 pessoas foram as únicas que efetivamente fizeram um protesto pacifico. Desobedeceram a uma “lei” e não pediram autorização a ninguém para irem demonstrar o seu descontentamento. Isto é desobediência civil pacifica. O resto, sou sincera, nem sei o que é... Respeitar a lei, é uma forma de colaboração com o regime que nos oprime. Desrespeitar é arriscar cadeia? Claro que sim. Quantas vezes foram Luther King Jr e Gandhi presos? Quantas vezes tiveram problemas legais?
É com estas detenções e perseguições que se demonstra a injustiça do sistema. É por essa mesma razão que existem os beijaços homossexuais, marchas da marijuana e slutwalks, só para dar alguns exemplos. A malta que se diz a lixar para a Troika precisa de rever os manuais que propagandeia... E já agora é bom lembrar que há crianças a ser abandonadas, pessoas a passar fome, violência doméstica a aumentar, aumentos de ordenado e material para as policias... Uma coisa é certa, ondas destas não volto a surfar...

Sem comentários:

Enviar um comentário