segunda-feira, 11 de março de 2013

Poem as mulheres ser feministas?


Convivo e convivi com muita feminista, também tive a minha passagem pelo ativismo feminista. Esta é a minha apresentação curricular. Nunca passei por um episódio de violência doméstica, não fui violada, ninguém me tentou impingir a burka ou outra roupa “mais recatada e conservadora”. Já me senti discriminada por ser mulher em mais do que um contexto. Esta é a minha apresentação real. Mas continuando a provocação da pergunta, pode uma portuguesa que não é ativista ser feminista? Aparentemente não...
Já assisti a várias situações que me levam a esta conclusão. Como tanta parte do ativismo em Portugal, os grupos formados tornaram-se grupos entediados e entediantes de burguesxs de todos os géneros que vivem e partlham um qualquer mundo muito próprio, onde é preciso alguns rituais iniciáticos para se poder dizer: Eu faço parte e nós somos as mais puras e mais verdadeiras feministas! Sendo o primeiro requisito óbvio o curso superior. Não se querem cá gajas que são donas do seu próprio café, cabeleireiro ou loja, e têm o 9º ano ou inferior. A linguagem tem que ser cuidada e com citações académicas a cada 3 frases, como se as pessoas fossem incapazes de ter ideias próprias.
Mas para mim a melhor parte de dar à língua é a Gestapo gramatical. Aparentemente ser feminista, passou a ser definido por correções ortográficas no facebook, twitter e afins. Escreves sem x? Malandra. Duas frases no masculino? Sua bruxa! Desconheces quais as vagas do feminismo? Herege!!!!!! Uma verdadeira caça às bruxas cibernautas.
E que interessa isto à mulher que leva porrada do marido porque ele suspeita que ela sorriu para outro? Ou a rapariga que leva uma chapada da namorada cada vez que há uma discussão mais acesa? Ou a jovem que trabalha 10 horas por dia numa loja porque não foi para a faculdade e esta foi o único sitio que a aceitou? Ou a quarentona que perdeu o seu negócio de unhas de gel e agora nem para lavar escadas a chamam? Pois, como dizia uma amiga minha à uns dias: “Estou muito preocupada com o roubo que está a ser feito à classe média portuguesa.” Pois a classe média...  

Sem comentários:

Enviar um comentário